sábado, 23 de fevereiro de 2013

Google+: como criar uma comunidade

Como criar uma comunidade no Google+
(Fonte da imagem: iStock)

Já há algum tempo desde que o Google+ permitiu que as pessoas passassem a organizar comunidades dentro da rede social. Por mais que a novidade não tenha sido recebida com muita empolgação por muitos membros, várias pessoas curtiram a ideia e passaram a procurar grupos para discutir ideias ou gostos em comum.
Porém, nem sempre você encontra uma comunidade com as características ou com o tema que você gostaria de debater. Nessas situações, uma maneira de resolver o problema é criando o seu próprio grupo. Se você ainda não sabe como montar uma comunidade no Google+, basta ler o tutorial abaixo e descobrir como funciona essa configuração.
Atenção: vale apenas reforçar que este é um tutorial mais iniciante sobre a rede social, voltado especialmente para quem ainda não conhece as configurações de comunidade do Google+.

Criando uma comunidade

Com o seu perfil do Google+ já aberto no navegador, comece clicando no botão “Comunidades”.
Abrindo o setor de comunidades
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, uma nova tela é aberta e, nela, você deve utilizar a alternativa “Criar uma comunidade”.
Iniciando o processo
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, você deve decidir se a sua comunidade será pública (aberta para todos os participantes da rede social) ou particular (apenas membros convidados podem participar). Clique no botão que mais se adequar ao tipo de grupo que você deseja fundar.
Em seguida, para o caso de você ter escolhido a opção “Público”, é necessário definir um nome para a sua comunidade (o digitando livremente no campo “Qual será o nome dela?”). Da mesma forma, você deve indicar se é necessário aprovação para alguém participar.
Comunidade pública
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No caso de você ter selecionado “Particular”, também é necessário definir um nome para a sua comunidade. Além disso, você precisa escolher se as pessoas podem pesquisar a sua comunidade ou se ela deve permanecer “oculta” para os mecanismos de busca da rede social.
Opção particular
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Independente da alternativa escolhida, preenchidos esses dados basta clicar em “Criar comunidade”. Feito isso, uma nova janela é aberta para que você faça os “retoques finais”. Ali, você pode modificar a foto utilizada e adicionar uma frase de efeito e uma descrição para o grupo. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em “Salvar”.
Personalizando
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao concluir essa operação, uma pequena tela é mostrada, para que você possa convidar membros para participar da sua comunidade. O envio do convite é bem simples: basta adicionar os círculos ou os endereços de email das pessoas que você quer que sejam os integrantes do seu novo grupo e clicar em “Enviar”.
Enviando convites
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora você já sabe como criar uma comunidade no Google+. Caso você se arrependa de ter montado uma delas, é possível excluí-la no mesmo setor de “Editar Comunidade”.
Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário