Ficar grudado na tela do PC é bom e todo mundo gosta, mas sempre bate aquela tristeza básica quando a conta de luz chega na sua casa ao final do mês, não é mesmo? Com o aumento no número de dispositivos eletrônicos que usamos em nosso cotidiano, é natural que o valor gasto com energia elétrica também sofra um salto; contudo, os grandes vilões de nossos bolsos continua sendo os laptops e desktops.
Contudo, há uma forma bem simples de descobrir o consumo de energia dos seus computadores, conseguindo então determinar quanto tempo você pode deixá-los plugados na tomada sem tomar nenhum susto no fim do mês. Obviamente, é impossível prever exatamente qual será o custo total de sua conta, mas é possível ter uma base confiável usando um aplicativo gratuito e algumas operações matemáticas básicas.
Para o seguinte tutorial, nós utilizaremos o Joulemeter, um programa desenvolvido pela própria Microsoft capaz de estimar o consumo de energia de qualquer máquina equipada com o sistema operacional Windows. Tal estimativa é atualizada em tempo real com base nas configurações e atividade do PC (processos abertos, brilho do display, uso da CPU etc.). Sendo assim, antes de prosseguir com os próximos passos, baixe o software gratuitamente através deste link e instale-o na máquina cujo consumo será medido.
Configurações básicas
O Joulemeter atua de forma distinta de acordo com o tipo de dispositivo no qual ele estiver sendo executado. Na primeira vez que você abri-lo, ele pedirá para você informar o tipo de calibração (Calibration Setup) que será usada para realizar as medições automáticas. Caso você esteja usando o programa em notebook, basta selecionar a opção “Running on Battery” e desconectar o aparelho de seu cabo de energia, deixando ele trabalhar somente com a bateria.
Nos desktops a situação é um pouco mais complicada, visto que o Joulemeter foi feito para atuar ao lado de um WattsUp, medidor de energia físico que pode ser plugado em uma conexão USB convencional. Contudo, como tal aparelho é relativamente caro e difícil de ser encontrado no Brasil, a alternativa recomendada é clicar em “Manual Entry” para carregar perfis genéricos para desktops, workstations e netbooks.
Concluído o processo de calibração, o próximo passo é selecionar a aba “Power Usage”, onde fica o monitor de consumo de energia elétrica de seu computador. Em “Component Power Usage”, você confere o consumo médio, em watts, de cada um dos componentes essenciais de sua máquina (processador, monitor etc.) e o valor total decorrente da soma de todos eles.
De posse do consumo médio total de watts de sua máquina, você só precisa estimar quantas horas você usa seu PC mensalmente e fazer as contas com base nas tarifas de kWh praticadas no seu estado (homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL). Lembrando que você pode fazer a conversão dos watts para quilowatts através de uma calculadora online específica para este fim, como esta aqui da Unit Conversion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário