sexta-feira, 3 de março de 2017

Entenda o seu roteador: o que é LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet



Os roteadores são os aparelhos responsáveis por conectar diversos dispositivos à rede de Internet, seja por cabo ou Wi-Fi. Apesar de a maioria dos modelos atuais terem instalações fáceis e com comandos diretos, algumas siglas podem confundir durante o uso.

Para tirar todas as dúvidas e excluir a possibilidade de problemas com a conexão, confira a seguir, o que é LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet. Entender como cada configuração e recurso funciona pode ajudar a ter uma Internet segura e rápida.

LAN

Local Area Network, ou rede local, é a configuração para redes instaladas em áreas menores, como casas e escritórios pequenos. Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet.

WAN

Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet. Empresas e universidades, por exemplo, contratam provadores de serviço WAN para facilitar o uso de todos os usuários em uma mesma rede. No roteador, caso o cabo do modem não seja conectado na porta WAN o PC não receberá o sinal de Internet.

Enquanto a LAN serve para áreas menores, a WAN ajuda em grandes coberturas.

WLAN

Com apenas um W na frente da sigla indicando o termo “wireless” (sem fio), a rede WLAN funciona de forma parecida com a LAN, mas não precisa de cabos conectados. No lugar dos fios, a configuração usa ondas de rádio para se conectar à Internet e transmitir dados para cada dispositivo habilitado. É onde se encontra o famoso padrão Wi-Fi e pode ser instalada em casas e escritórios ou em grandes empresas e locais públicos.

DNS

A sigla DNS indica Sistema de Nomes e Domínio (Domain Name System, em inglês). O servidor trabalha com um conversor ou tradutor para facilitar acessos aos sites. Ao digitar www.techtudo.com.br, por exemplo, na verdade o sistema está “escondendo” o endereço IP (Protocolo de Internet) da página. Assim, o DNS identifica o IP correspondente ao site inserido na URL do navegador e dispensa o trabalho de ter que digitar uma sequência de números.

WPS no roteador pode facilitar conexões, mas deixar rede vulnerável.

WPS

WPS é a indicação, em inglês, para Wi-Fi Protected Setup (Configuração de Wi-Fi Protegido). O recurso no roteador permite conectar novos dispositivos à rede Wi-Fi com praticidade e rapidez. É útil para habilitar repetidores, por exemplo, sem precisar digitar senhas complexas. Apesar de proporcionar esta facilidade, o WPS pode deixar sua rede vulnerável já que o roteador guarda um código que pode ser descoberto por hackers com ajuda de softwares. Por isso, é indicado deixar a função desativada para evitar invasões.

Padrão Ethernet trabalha com acessos locais via cabo.

Ethernet

Como explicado acima, a rede LAN serve para conectar computadores e periféricos. Neste ponto entra a Ethernet, padrão mais utilizado para acessos locais e para levar Internet ao dispositivo por meio de um cabo. Ao utilizar a tecnologia é possível resolver problemas de Internet lenta, por exemplo, quando sem fio. A porta e o conector são idênticos e fazem ligação automática (plug and play).

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário