sexta-feira, 27 de abril de 2012

Diretor da Conquest Telecom, Alisson Maia, apresenta novo Organograma da empresa



Alisson Maia fala à equipe, que confraterniza em seguida

A última reunião da Conquest Telecom teve como pauta principal a apresentação do novo Organograma da empresa. O diretor, Alisson Maia, ressaltou a importância de se ter funções bem definidas para o sucesso da instituição e de todos os envolvidos. Alisson disse que tudo está sempre em movimento, e com uma empresa não é diferente, daí a necessidade de adequações periódicas na estrutura funcional da Conquest. Ele deixou claro que todos têm a possibilidade da mobilidade na empresa e, por conseguinte de assumirem cargos de maior responsabilidade. “O Organograma é importante, não só para a empresa, mas também para os funcionários. Com as tarefas e obrigações bem definidas, todos têm condições de desempenharem melhor suas atividades, com mais segurança, e em condições reais de apresentarem resultados significativos,” concluiu o Diretor.

 O que é um Organograma?

O organograma  é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.
Credita-se a criação do Organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856, quando este administrava ferrovias nos EUA. Desde então o Organograma tornou-se uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer  como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
Na criação de um organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve ser flexível e de fácil interpretação. Quando o Organograma é bem estruturado ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Dentre os tipos de Organogramas, o mais utilizado é o Vertical, também chamado de Clássico, é usado para representar claramente a hierarquia na empresa. Existe ainda o Organograma Circular ou Radial, o Organograma Horizontal, o Organograma Funcional e o Organograma Matricial.  A própria criação do Organograma exige um estudo da organização e a definição do que se pretende representar.
Nos últimos anos tem se notado uma tendência de mudança nos Organogramas das empresas, chamada de “downsizing” que é o “achatamento” do Organograma. Esta técnica promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objetivo de aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar processos decisórios. Em outras palavras, reduz a verticalização da estrutura organizacional.

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