sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Google Drive: como adicionar datas de validade para arquivos compartilhados

Google Drive: como adicionar datas de validade para arquivos compartilhados
(Fonte da imagem: Reprodução/Google Drive)

É fácil se esquecer de uma pasta que você compartilhou algum tempo atrás no serviço de hospedagem na nuvem Google Drive. Contudo, nem sempre é seguro deixar um documento “aberto” durante mais tempo do que é preciso. Em vez de criar lembretes para recordar você mesmo de deletar o item após certo período de tempo, que tal habilitar um pequeno script que irá apagá-lo automaticamente?
Com as instruções detalhadas abaixo, você consegue configurar seu Google Drive para que ele crie uma cópia privada de um diretório compartilhado e apague o original após certo período de tempo, impedindo que pessoas não autorizadas acessem seus dados pessoais. O processo é muito simples e leva poucos minutos. Confira!

Adicionando data de validade em suas pastas

O primeiro passo é clicar aqui para abrir o script “labnol.gs” em uma nova aba de seu navegador. Faça uma cópia desse arquivo para a sua conta do Google Drive, acessando o menu “Arquivo” e clicando na opção “Fazer uma cópia” (ou File > Make a copy, caso você esteja utilizando em inglês).
Em seguida, substitua o valor FOLDER_URL com o endereço da pasta compartilhada que você deseja excluir automaticamente. No campo EXPIRY_TIME, defina a data e o horário que o diretório irá expirar e ser duplicado/deletado. Lembre-se de utilizar o formato “ano-mês-dia horas-minutos”, assim como indicado na imagem a seguir.
Google Drive: como adicionar datas de validade para arquivos compartilhados
Ampliar

Feita essa configuração, clique no menu “Executar” e selecione a opção “Inicializar” (ou Run > Initialize) para ativar o script. Um popup irá pedir que você confirme a inicialização, bastando clicar em “Autorizar”.
Pronto! Agora você não precisa mais se preocupar com a pasta compartilhada, pois ela irá expirar e ser duplicada após o período de tempo especificado. Caso precise configurar mais pastas, basta fazer outra cópias do script e repetir os mesmos procedimentos.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário