quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como aplicar mods em GTA IV [vídeo]

Lançado em 2008,  GTA 4 ainda é hoje é um sucesso entre os gamers. Por conta da sua versatilidade e da possibilidade de aplicar modificações, os chamados mods, o título da Rockstar se mantém vivo entre os mais jogados por aqueles que escolheram o PC como plataforma.
Existe um verdadeiro universo de modificações disponíveis para download. Neste tutorial, vamos aprender a fazer algumas modificações básicas no jogo, como incluir novos carros, armas entre outros objetos personalizados. O processo é simples, e o resultado final pode tornar o seu jogo ainda mais divertido.

O que você vai precisar

Para que tudo funcione perfeitamente, você vai precisar ter, é claro, a versão completa do game GTA 4 instalada em seu computador. E, para este tutorial, vamos utilizar o aplicativo Spark IV, que você encontra para download no Baixaki. Depois de baixar e instalar o programa, é hora de começar as modificações.
Como aplicar mods em GTA IV [vídeo]
Baixar Spark IV

Onde baixar conteúdo

Existem diversos sites dedicados aos mods de GTA. Neles é possível encontrar quase todo tipo de arquivo relacionado aos itens que você pretende modificar. Alguns dos mais conhecidos são GTA Inside, GTA Garage, GTA 4 Mods, GTA Gaming e Brazilian Motors Team, este último com muitos carros nacionais.

É hora de modificar

Para esse exemplo, vamos utilizar um arquivo de um novo carro, baixado do site GTA Inside. No menu da lateral esquerda, selecionamos a opção “Cars” e, na nova tela, escolhemos a montadora “Ferrari”. Entre os modelos, selecionamos o veículo “Ferrari F355 F1 Berlinetta” e baixamos o arquivo.
Dentro da pasta, repare que você vai encontrar dois arquivos iguais, mas com extensões diferentes. Nesse casso, temos “infernus.wtf” e “infernus.wtd”. O primeiro diz respeito aos arquivos de textura do veículo, e o segundo se trata do modelo 3D.
Como aplicar mods em GTA IV [vídeo]
(Fonte da imagem: Divulgação/Rockstar Games)

Em seguida, abra o aplicativo Spark IV e clique no botão do GTA 4. No menu da lateral esquerda, localize a opção “PC” e, dentro dela, “models” e "cdimages". Em seguida selecione "vehicles"para ter acesso à lista completa de veículos do jogo. Na barra de ferramentas clique em “Import”.
Na caixa de diálogo que será aberta, localize os dois arquivos com as extensões WTF e WTD e clique em “Abrir”. Os arquivos serão adicionados à sua lista. Por fim, clique em “Save” para manter as alterações e pronto: os carros estarão disponíveis para você quando o game for aberto novamente.
Outra dica importante é clicar no botão "Rebuild" depois de instalar cada um dos mods. Isso faz co mque o game faça uma releitura dos arquivos antes de ser iniciado, garantindo que o conteúdo novo funcione sem problemas.
Vale lembrar que, com esse passo a passo, você pode incluir um carro. Para outros acessórios, escolha as seguintes pastas: "pedprops", para acessórios de vestuário; "playerped", para roupas; "weapons", para armas.
Como aplicar mods em GTA IV [vídeo]
(Fonte da imagem: Divulgação/Rockstar Games)

Fique de olho!

A maioria dos mods baixados conta com um arquivo TXT contendo informações sobre como proceder durante a instalação. A maioria dos mods funciona utilizando o método que acabamos de explicar, entretanto pode ser que alguns apresentem algumas particularidades. Portanto, fique sempre de olho nesse arquivo.
Outro detalhe: é possível que alguns mods requeiram que você faça edições no código do arquivo. Quando isso for necessário, essas informações deverão estar presentes também no arquivo TXT, portanto redobre a atenção. Este tutorial é destinado àqueles que pretendem aplicar modificações simples ao jogo, mas praticamente não há limites. A diferença é que, em alguns casos, o processo pode ser bem mais trabalhoso.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário