(Fonte da imagem: iStock) |
Por sorte, nem tudo está perdido: com a ajuda deste passo a passo, você vai ser capaz de tirar proveito de algumas das funções do serviço em seu Snow Leopard. Confira como logo abaixo.
Pré-requisitos
- Aparelho iOS com iCloud (para sincronizar os Favoritos)
Como fazer
Assim como dito logo acima, o processo para conseguir usar o iCloud em seu Snow Leopard varia de acordo com o tipo de informação que você quer sincronizar. Basta escolher um ou mais dos quatro itens abaixo e seguir os passos mostrados.Favoritos
Sincronizar os favoritos é um processo um tanto complicado. Isso porque, no lugar de fazer a conexão direta entre o computador e o iCloud, você vai precisar usar seu aparelho iOS como um intermediário, coletando informações do serviço de armazenamento e sincronizando os dados com seu Mac.Dado o aviso, acesse Ajustes > iCloud em seu aparelho iOS e desligue a opção “Safari”, lembrando de manter os dados no sistema escolhendo “Manter no Meu iPhone” quando desativar a ferramenta.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
Calendários
Para conseguir sincronizar os dados de calendário, vamos precisar usar um protocolo chamado CalDAV a partir do seu iCal; mas antes, é preciso configurar algumas informações do iCloud através do iCloud.com.Com o serviço online aberto, entre no “Calendário”. Então, escolha o calendário que você deseja sincronizar, clicando no botão “Compartilhar calendário” (1) e marque a opção “Calendário público” (2).
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
Seu próximo passo é abrir o iCal, acessar iCal > Preferências..., abrir a aba “Contas” e clicar no botão “+”. Na nova área, escolha “CalDAV” como o tipo de conta, use o email do seu iCloud como o nome de usuário e a senha do seu serviço no campo “Senha”.
Já no “Endereço do servidor”, insira o seguinte código (lembrando-se de substituir o “XX” pelo número que você havia anotado anteriormente):
pXX-caldav.icloud.com
O cadastro, quando pronto, deve estar semelhante ao da imagem. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
Depois disso, clique em “Criar” e aguarde alguns instantes para que sua conta CalDAV seja gerada. Por fim, tudo o que resta a ser feito é entrar na aba “Ajustes do Servidor”, inserir o número “443” no campo “Porta” e marcar o “Usar SSL”, caso ele não esteja ativado, para concluir o processo.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
Contatos
Antes de começar esse processo, é bom dar um aviso: para fazer a sincronização de contatos, você vai precisar, primeiro, criar uma conta usando o protocolo CalDAV, como mostrado logo acima. Por isso, volte e siga as instruções, caso não tenha feito isso antes.Agora que o aviso está dado, prossiga até a aba “Contas” do iCal novamente, selecione sua conta CalDAV e acesse o “Ajustes do Servidor”. Aqui, anote o código no campo “Caminho do servidor” – você vai precisar dele daqui a pouco.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
Já no “Nome de usuário”, você vai precisar inserir o código mostrado abaixo, substituindo as partes do texto pelos valores descritos logo depois:
conta%40cloud:senha
- Conta: login usado em sua conta do iCloud;
- Cloud: endereço do servidor de sua conta do iCloud (ex: mac.com, me.com, icloud.com);
- Senha: senha usada em sua conta do iCloud.
https://pXX-contacts.icloud.com:443YY
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo) |
.....
Seguindo todos os passos do tutorial corretamente, seu Mac deve ser
capaz de utilizar as funções de sincronização de favoritos, calendários,
contatos e email do iCloud. Entretanto, é bom avisar que, uma vez que o
serviço não tem mais suporte ao Snow Leopard, é possível que você acabe
passando por problemas de estabilidade ao usá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário