sexta-feira, 9 de março de 2012

Como compartilhar pastas do Windows 7 com outros computadores

A criação de redes de computadores domésticas tornou-se uma tarefa bem corriqueira entre as pessoas consideradas leigas no assunto. A facilidade em adquirir máquinas torna muito comum a presença de dois ou mais PCs nas casas. Com mais aparelhos, a criação de uma pequena rede é quase uma obrigação.
Ter os computadores interligados pode ser muito útil não só para jogar em rede com seus amigos, mas também para compartilhar arquivos entre uma máquina e outra. A forma de compartilhar arquivos e diretórios é diferente de um sistema operacional para outro, e hoje é a vez de você aprender todos os passos para dividir o conteúdo de PCs com Windows 7.
O legal deste tutorial é que você não precisa instalar qualquer aplicativo para fazer as modificações. Todas as configurações são realizadas nas opções que o próprio sistema operacional fornece nativamente.

Antes de começar

Para que as máquinas possam “enxergar” umas às outras, é preciso que elas estejam no mesmo grupo de trabalho. Só assim é possível compartilhar os diretórios e arquivos com os computadores conectados.
O processo para saber a qual grupo de trabalho seu computador está conectado é bem simples. Primeiro, clique com o botão direito do mouse sobre “Computador” e selecione a opção “Propriedades”.
Na tela que abrir, procure por “Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho” e veja se o campo “Grupo de trabalho” está igual em todas as máquinas que estão conectadas. Caso algum computador esteja diferente dos demais, é só clicar em “Alterar configurações” e mudar.

Faça você mesmo

Depois de escolher qual diretório será compartilhado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha o item “Propriedades”. Na tela que aparecer, selecione a guia “Compartilhamento” e clique sobre a opção “Compartilhamento Avançado...”.

Na janela de compartilhamento, habilite o item “Compartilhar a pasta” e escolha o nome com o qual a pasta será identifica na rede (não precisa ser o mesmo da original). O próximo passo é adicionar aqueles que terão permissão para visualizar o conteúdo do diretório que você está compartilhando. Para isso, clique no botão “Permissões” e aguarde alguns instantes.

Isso fará com que uma terceira tela seja apresentada, na qual você pode conferir quem tem acesso à pasta e com quais privilégios (leitura e escrita). Apesar de parecer confuso, o processo para adicionar novas pessoas ou grupos à lista de permissões é simples.
  1. Clique na opção “Adicionar...”, presente logo abaixo de “Nome de grupo ou de usuário”.
  2. Na tela que aparecer, selecione “Avançado...”. 
  3. Na janela que surgir (é a última), pressione o botão “Localizar agora” e aguarde alguns instantes até que a lista de computadores e indivíduos conectados à rede seja exibida.

     
  4. Selecione a pessoa ou os grupos que serão liberados para acessar a pasta e clique em “Ok”. Caso queira adicionar várias pessoas à lista, é só repetir esse passo diversas vezes.

     
  5. Quando finalizar, clique no botão “Ok” da tela “Selecionar Usuários ou Grupos”.
De volta à tela “Permissões”, confira se todos os nomes e grupos adicionados serão exibidos em “Nomes de grupo ou de usuário”. Agora, você precisa determinar quais ações (leitura e escrita) serão permitidas para cada um. Para isso, é só selecionar um item da lista e, em “Permissões para Administradores”, marcar o que ele poderá fazer (coluna “Permitir”) ou não (coluna “Negar”).

Para finalizar, clique em “Aplicar” e depois em “Ok” de todas as janelas de configurações abertas durante o procedimento. Para que as modificações possam ser vistas na rede, é preciso reiniciar o computador e desabilitar e habilitar novamente a conexão com a rede.

Fonte: Tecmundo

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