Ainda não sabe como atualizar para a nova versão do Windows? Não se preocupe, criamos um passo a passo detalhado para guiá-lo.
Você já leu revisões, se atentou a dicas e algumas recomendações e até pode ter prendido um pouco a respiração esperando pelo momento em que, finalmente, você baixaria o Windows 10.
Mas e aí, como fazê-lo?
Antes de qualquer coisa, um conselho padrão: faça o back up de todos os seus dados. A Microsoft te dará a opção de realizar a limpeza durante o processo. Caso você use o recurso ou não, tenha certeza de que você fez o backup dos documentos importantes e de outros dados para o OneDrive ou uma chave USB, ou ainda qualquer outra opção – por questões de segurança.
Há três formas básicas de obter o Windows 10: comprando um novo PC com o Windows 10 pré-instalado, comprá-lo online ou ainda atualizar o existente Windows 8.1 ou Windows 7. Bem, neste caso, ignoramos a primeira opção – por razões óbvias – e nos concentramos nas duas últimas, que considerarmos ser essencialmente o mesmo cenário.
Vamos assumir que você está atualizando um PC antigo, certo? Se você possuir um PC Windows, você tem a opção de “reservar” uma cópia do Windows 10, uma oferta que deve expirar em um ano.
Se você já a reservou, há chances de que o seu PC já tenha baixado uma cópia em segundo plano do Windows 10. Em algum momento, a nova versão irá convidá-lo a começar o processo de atualização.
Essa é uma opção simples, especialmente se você não tem nenhuma necessidade mais urgente de baixar o Windows 10. Simplesmente, espere que a Microsoft envie o Windows 10 para você no seu tempo livre e, em algum momento em breve, ele estará no jeito.
Mas claro, há uma segunda opção, e essa é um pouco mais divertida. Saiba, então, como realizar o download do Windows 10.
A nova ferramenta de atalho de criação de mídia do Windows
Tradicionalmente, usuários do Windows atualizariam inserindo um CD ou DVD de instalação no computador. Ao longo do tempo, usuários passaram a “criar” suas próprias cópias. E a partir do Windows 8, a Microsoft ofereceu a opção de restaurar a instalação do Windows a partir de um arquivo .ISO armazenado em um DVD ou mesmo em um flash drive.
Com a nova ferramenta de criação de mídia do Windows 10, você não vai precisar fazer isso – ela cria um flash drive inicializável para você não perder tempo com isso. Só tenha certeza que o USB drive tenha, pelo menos, 3 GB de capacidade.
Na página da ferramenta de criação de mídia, selecione a versão apropriada – cheque as configurações do sistema para checar novamente se você está rodando uma sistema operacional 32 ou 64 bit. Então, faça o download e o deixe rodar.
Aqui segue uma recapitulação de quem “ganha” o que:
Apesar de simples, a ferramenta conta com um número de recursos adoráveis - incluindo a habilidade de simplificar a atualização do PC. E sim, é verdade – você não precisa de uma reserva do Windows 10, já que a ferramenta simplesmente irá se apresentar. E até mesmo melhor, você pode selecionar se quiser um Windows 10 Home ou Windows 10 Professional, seja nas versões 32 bit ou 64 bit e a linguagem para instalação.
Repare que você precisa desta ferramenta não apenas para atualizar o Windows 7 ou Windows 8.1, mas também PCS Windows 10 com outros builds. Mas não dê uma de esperto. Você não vai conseguir uma atualização gratuita do Windows 10 Professional se a sua licença não suportá-la.
Você pode tentar uma instalação limpa por meio de uma chave USB ou um DVD. Quando você o fizer, há a opção de manter seus arquivos ou limpar tudo. Entretanto, eu encontrei um problema onde o Windows alegou que minhas partições de disco foram organizadas de forma abusiva e se recusou a deixar o processo ir mais longe. Ao invés disso, eu tentei uma instalação no local.
A partir daí, a instalação acontece naturalmente. Tenha certeza que você permitiu que o Windows baixe drivers relevantes no processo da instalação. Você precisará concordar com o contrato de licença e, em seguida, o processo de instalação irá começar.
Você também pode se deparar com uma situação onde o Windows peça a chave de licença. Se você estiver atualizando a partir de uma cópia licenciada do Windows 7 ou Windows 8.1, você pode clicar na opção “pular”.
A Microsoft vai cavar a chave de licença das profundezas da sua máquina. Se esta é uma instalação totalmente nova, você vai precisar introduzir a chave adequada.
A companhia incentiva que você atualize primeiramente o Windows 10 e depois – se você escolher – limpar o drive e resetar o Windows para melhorar sua performance.
Você pode fazê-lo no menu Settings> Update & Security. Ali, você terá a opção de manter seus arquivos pessoais e reinstalar o Windows, remover todos os seus arquivos e configurações, ou executar um reset de fábrica, o que provavelmente trará o PC de volta para o Windows 8.1. Essa opção, não tentamos ainda.
O mesmo menu oferece a chance de reverter a partir do Windows 10 para o Windows 8.1, também. Essa opção expira um mês após a atualização para Windows 10.
Fonte: IDG
Nenhum comentário:
Postar um comentário