Alisson Maia fala à equipe, que confraterniza em seguida |
A última reunião da Conquest Telecom teve como
pauta principal a apresentação do novo Organograma da empresa. O diretor,
Alisson Maia, ressaltou a importância de se ter funções bem definidas para o
sucesso da instituição e de todos os envolvidos. Alisson disse que tudo está
sempre em movimento, e com uma empresa não é diferente, daí a necessidade de
adequações periódicas na estrutura funcional da Conquest. Ele deixou claro que
todos têm a possibilidade da mobilidade na empresa e, por conseguinte de
assumirem cargos de maior responsabilidade. “O
Organograma é importante, não só para a empresa, mas também para os
funcionários. Com as tarefas e obrigações bem definidas, todos têm condições de
desempenharem melhor suas atividades, com mais segurança, e em condições reais
de apresentarem resultados significativos,” concluiu o Diretor.
O que é um
Organograma?
O organograma é uma espécie de diagrama
usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa,
ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a
comunicação entre eles.
Credita-se a criação
do Organograma ao norte americano Daniel C. MacCallum (EUA) por volta de 1856,
quando este administrava ferrovias nos EUA. Desde então o Organograma tornou-se
uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a
todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura,
permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
Na criação de um
organograma deve-se levar em consideração que ele é uma representação da
organização em determinado momento e, pode portanto, mudar. Para isto ele deve
ser flexível e de fácil interpretação. Quando o Organograma é bem estruturado
ele permite aos componentes da organização saber exatamente quais suas
responsabilidades, suas funções e a quem devem se reportar.
Dentre os tipos de
Organogramas, o mais utilizado é o Vertical, também chamado de Clássico, é
usado para representar claramente a hierarquia na empresa. Existe ainda o Organograma Circular ou Radial, o Organograma Horizontal, o Organograma Funcional e o Organograma Matricial. A própria
criação do Organograma exige um estudo da organização e a definição do que se
pretende representar.
Nos últimos anos tem se
notado uma tendência de mudança nos Organogramas das empresas, chamada de “downsizing” que é o “achatamento” do Organograma. Esta técnica
promove a redução dos níveis hierárquicos da empresa com o objetivo de
aproximar os níveis da organização, reduzir mão-de-obra e custos e agilizar
processos decisórios. Em outras palavras, reduz a verticalização da estrutura
organizacional.
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