O último passo que deve ser feito na limpeza do micro é a desfragmentação do disco. Ou seja, reunir os arquivos "soltos" pelo HD em locais ideais para economizar mais espaço.
A recomendação é que você só faça a desfragmentação quando não estiver chovendo, trovejando ou com risco de falhas na energia elétrica porque o processo é lento e corre-se o risco de perder dados caso o computador seja desligado repentinamente.
Isso acontece porque a máquina salva todos os arquivos em um local temporário e depois devolve para os locais originais. Qualquer interrupção no processo pode gerar perda de dados.
O que é e para que serve a desfragmentação?
A fragmentação do disco acontece à medida que você altera, salva ou exclui documentos. Essas alterações são gravadas em locais diferentes dos originais o que, ao longo do tempo, torna o PC mais lento já que é preciso procurar as partes do arquivo em diversas áreas do HD.
Como fazer para desfragmentar?
Para começar o procedimento vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Desfragmentador de Discos. Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar. O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você.
Fonte: UOL Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário