sexta-feira, 26 de abril de 2013

Android: como instalar apps direto no cartão SD


Android: como instalar apps direto no cartão SDImagine o seguinte cenário: você comprou um celular com Android, abriu a Google Play Store e resolveu baixar diversos apps. Rapidamente, o espaço interno do celular simplesmente some. Só que você se toca que o aparelho tem um cartão SD com aproximadamente 4 GB de memória e ele está praticamente vazio. Por que os aplicativos não são instalados automaticamente nele?
Por padrão, o Android instala todos os aplicativos no espaço interno do aparelho celular. Algumas ROMs personalizadas contam com a função para escolher o destino de instalação de novos apps, mas, para fazer o mesmo no sistema operacional de fábrica, é necessário realizar alguns procedimentos.

Aviso!!!

O tutorial abaixo foi feito usando um Sony Xperia Play com o Android 2.3.4. Os resultados dos passos mostrados no artigo podem variar conforme o aparelho e a versão do sistema operacional.
Para instalar apps direto no cartão SD, você vai precisar de:
—     Java SE Development Kit (JDK) for Windows
Android: como instalar apps direto no cartão SD
—     Android SDK
Android: como instalar apps direto no cartão SD
Instale os dois programas no computador. Com tudo instalado e atualizado, é hora de preparar o celular.

1) Configurando o aparelho celular

Selecione o menu do seu Android, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”. Dentro dessa área, escolha a opção “Desenvolvimento”.
Android: como instalar apps direto no cartão SD(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)
Aqui, você deve escolher “Depuração USB”. Com isso, você poderá incluir comandos para o Android diretamente do seu computador, contanto que o aparelho esteja conectado a ele via USB.
Android: como instalar apps direto no cartão SD(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)
Feito isso, é hora de instalar os drivers do seu celular no computador. Caso você não tenha os arquivos de instalação, pode checar no site oficial do aparelho.

2) Enviando comandos para o Android

Com tudo conectado, vá até a pasta onde foi instalado o Android SDK. Geralmente, o endereço é o seguinte: C:\Program Files (ou Arquivos de programas)\Android\android-sdk\platform-tools.
Dentro da pasta, abra uma janela de prompt de comando segurando a tecla SHIFT e clicando com o botão direito do mouse. Você logo verá a opção para abrir a janela. Fazendo desta maneira, o endereço da pasta já será incluído automaticamente no prompt.
Android: como instalar apps direto no cartão SD(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)
Digite o comando “adb devices” na janela. Dessa forma, você poderá verificar se o seu celular está realmente conectado e disponível para a configuração. Se tudo der certo, você verá o código do aparelho nesta tela.

3) Configurando o endereço de instalação de apps

Agora que computador e celular estão conectados, é hora de realizar a mudança de endereço de instalação de aplicativos. Na janela de prompt de comando, digite o seguinte comando:
adb shell pm setInstallLocation 2
O comando deve ser incluído da maneira mostrada abaixo.
Android: como instalar apps direto no cartão SD(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)
Feito isso, reinicie o seu celular. Com o aparelho já reiniciado, realize o download de um app na Google Play Store. Após terminar de baixar, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”.
Dentro dessa opção, escolha “Gerenciar aplicativos”. Na aba “Cartão SD”, você encontrará os aplicativos instalados no cartão de memória. Caso tudo tenha dado certo, o app que você acabou de baixar estará nessa seção.

4) Revertendo a configuração

Caso você tenha interesse em deixar o seu celular com a configuração de fábrica, basta repetir tudo até o começo do terceiro passo. Em vez de incluir o comando “adb shell pm setInstallLocation 2”, inclua o seguinte:
adb shell pm setInstallLocation 1
O número 0 representa a função de instalação de novos apps na memória interna do celular, enquanto o número 2 representa a inclusão dos aplicativos diretamente no cartão de memória.


Fonte: Baixaki/Tecmundo

domingo, 21 de abril de 2013

Android: como adicionar uma Lixeira ao sistema


Android: como adicionar uma Lixeira ao sistema(Fonte da imagem: iStock)Embora a maior parte dos sistemas operacionais conte com um mecanismo de Lixeira, essa é uma função que não está presente no Android. Por mais que não seja algo essencial, esse tipo de ferramenta é útil para evitar exclusões acidentais de arquivos, pois sem ele é muito mais difícil recuperar um documento após apagá-lo do seu aparelho.
Pensando nisso, alguns desenvolvedores criaram alternativas para contornar esse tipo de situação, como é o caso do Recycle Bin. Para quem não o conhece, trata-se de um programa que serve para adicionar uma Lixeira (com funcionamento semelhante à do Windows) no seu Android, simulando a função realizada por essa ferramenta.
Se você quer conhecer melhor o Recycle Bin e o seu funcionamento, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

  • Um gerenciador de arquivos da sua preferência presente no seu Android;
  • Programa Recycle Bin instalado no aparelho.

Baixar Recycle Bin

Enviando para a Lixeira

Como já mencionado, o programa não tem exatamente o mesmo funcionamento da Lixeira, mas sim faz uma simulação da tarefa realizada por ela. Uma vez instalado o recurso, não é preciso realizar qualquer tipo de configuração para o seu uso. Para utilizá-lo, o primeiro passo consiste em encontrar o item que você deseja excluir no seu Android e abrir o menu de contexto (normalmente com um toque um pouco mais longo no objeto).
Em seguida, é preciso selecionar a alternativa “Enviar” (o nome dessa opção pode variar conforme o seu aparelho) e escolher “Recycle Bin”.
Abrindo a Lixeira(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Feito isso, o arquivo selecionado é completamente retirado da sua pasta original e enviado para a pasta do Recycle Bin. Então, posteriormente, você pode analisar os itens abrindo o diretório do aplicativo. Quando você quiser excluir um deles de maneira definitiva, basta selecionar o item e escolher a opção “Delete permanent”.
Da mesma forma, você pode escolher como ordenar a exibição dos arquivos (nas configurações do programa). Como uma sugestão de uso, você pode criar um atalho para o programa na Home do seu Android, facilitando o acesso.
Ordenando os arquivos e adicionando atalho(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Prontinho! Agora você já sabe como ter uma espécie de Lixeira no seu aparelho com Android. Mesmo que o programa não seja essencial ou indispensável, ele representa uma ótima maneira para você não perder mais um arquivo ao realizar uma exclusão acidental, garantindo que ele não seja apagado de forma definitiva.


Fonte: Baixaki/Tecmundo

terça-feira, 16 de abril de 2013

Windows: como fazer pesquisas de forma mais rápida


Realizando pesquisas no Windows
(Fonte da imagem: iStock)

Embora as versões mais recentes do Windows já adotem um bom mecanismo de busca, às vezes os resultados podem demorar a aparecer. Essa característica pode ser ainda mais acentuada quando você realiza uma pesquisa de um termo no conteúdo de um arquivo (em um local que não esteja previamente indexado) ou quando você possui muitos itens no disco rígido.
Por isso, é sempre interessante conhecer ferramentas alternativas para realizar uma pesquisa, especialmente quando os resultados devem envolver todo o conteúdo do HD. O Everything Search Engine é um programa realmente eficiente para a tarefa, que permite, inclusive, filtrar os resultados para serem exatos ou excluir determinados formatos de arquivo.
Se você quer conhecer melhor as funções oferecidas pelo programa, acompanhe o tutorial abaixo para ver as suas principais opções. Vale observar que algumas das funcionalidades exibidas estão presentes apenas na versão Beta do aplicativo (que é a mais recente).

Pré-requisitos:


Baixar Everything Search Engine

Conhecendo o aplicativo

Quando você abre o aplicativo pela primeira vez, ele demora alguns instantes para carregar a lista de arquivos e diretórios presentes no seu computador. Isso ocorre devido ao fato de o programa realizar a indexação do conteúdo, mas, ainda assim, ele não leva mais do que um minuto para realizar a tarefa.
Carregando resultados
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para cada um dos itens são mostrados o nome, o caminho e a data da última alteração. No entanto, caso você deseje, pode personalizar o que deve ser exibido, clicando com o botão direito do mouse na barra de títulos e escolhendo as opções desejadas.
Escolhendo o que exibir
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez carregada a lista, já é possível começar a sua busca. Veja que, ao digitar qualquer termo, os resultados coincidentes com a palavra já passam a ser exibidos em tempo real.
Realizando uma busca
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, o programa conta com uma série de filtros para você refinar a pesquisa. No menu “Search”, é possível escolher se os resultados devem levar em consideração o termo exato da busca, o caminho do arquivo ou a pronúncia da palavra, por exemplo.
Windows: como fazer pesquisas de forma mais rápida
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Adicionalmente, no mesmo menu, você pode definir o tipo de arquivo para o qual a busca deve ser aplicada (como áudio, documentos comprimidos, executáveis, pastas, fotografias, vídeos etc.). Para utilizar qualquer um desses filtros, basta selecionar a alternativa desejada.
Outra função interessante é a possibilidade de você adicionar uma pesquisa aos “Favoritos”. Assim, se você utiliza os resultados de uma busca constantemente, pode agilizar o acesso a esse tipo de conteúdo. Para utilizar essa função, digite o termo desejado no campo de pesquisa, entre no menu “Bookmarks” e escolha a opção “Add to bookmarks”.
Adicionando opções aos favoritos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, uma nova janela é aberta para que você configure os filtros desejados (para que os resultados sejam mais precisos). Além disso, você também pode adicionar um atalho de teclado para essa busca, definindo a combinação desejada em “Keyboard shortcut”.
Definindo as características dos favoritos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O programa também suporta conexões do tipo ETP e é possível iniciar uma sessão por meio do menu “Tools” na opção “Connect to ETP Server”.
Acessando o servidor ETP
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora você conhece uma ferramenta alternativa para o mecanismo de pesquisa do Windows. O Everything Search Engine funciona a partir do Windows XP.

Fonte: Baixaki/Tecmundo

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como adicionar uma senha no seu pendrive para deixá-lo mais seguro

Como adicionar uma senha no seu pendrive para deixá-lo mais seguro
(Fonte da imagem: Reprodução/Hytek)

Segurança digital é uma coisa séria. Embora muitos ignorem o fato de que suas informações pessoais e seus documentos confidenciais estão correndo risco constante de serem roubados por pessoas mal-intencionadas, é de suma importância utilizar todos os meios disponíveis para proteger seus dados mais importantes – independente do local em que eles estão armazenados.
Mesmo com o advento dos serviços de armazenamento na nuvem, os bons e velhos pendrives continuam sendo líderes do mercado quando é assunto é armazenamento portátil. Todavia, esses pequenos dispositivos são extremamente frágeis no quesito segurança. Se você perdê-lo, a pessoa que eventualmente encontrá-lo terá suas fotos, seus vídeos e seus documentos na palma da mão, totalmente desprotegidos.
No tutorial a seguir, você aprenderá como adicionar uma senha no seu pendrive através de um software gratuito conhecido como USB Safeguard. Assim, evita-se que suas informações acabem caindo nas mãos de pessoas desconhecidas, permitindo que você fique mais tranquilo caso algo aconteça com seu dispositivo de armazenamento.

Primeiros passos

Antes de tudo, será necessário baixar o USB Safeguard e salvá-lo diretamente no pendrive que será protegido. Clique no botão abaixo para visitar a página de download do software.
Baixar USB Safeguard Portable
Atenção: a versão gratuita do USB Safeguard suporta apenas pendrives com até 2 GB de armazenamento. Para usufruir do aplicativo em gadgets com maior capacidade, é preciso adquirir a versão Premium, que atualmente custa US$ 32 (cerca de R$ 65).
Execute o arquivo baixado para iniciar o processo de proteção. Importante: o USB Safeguard irá formatar seu pendrive a fim de protegê-lo com a senha. Por isso, faça um backup antes de prosseguir. Quando estiver tudo pronto, marque as duas opções da janela de termos de uso (como na imagem abaixo) e clique em “Continue”.
Como adicionar uma senha no seu pendrive para deixá-lo mais seguro

Registrando sua senha

Assim que a formatação for concluída, o USB Safeguard abrirá automaticamente sua interface principal, na qual é necessário inserir duas vezes a senha desejada. Em seguida, clique em “Lock”.
Como adicionar uma senha no seu pendrive para deixá-lo mais seguro

O programa irá perguntar se você deseja criar uma chave de recuperação, um arquivo que pode ser salvo em seu computador e que permite que você acesse o pendrive caso acabe esquecendo a senha utilizada para trancá-lo. Trata-se de um recurso totalmente opcional.
Como adicionar uma senha no seu pendrive para deixá-lo mais seguro

Retire e insira o pendrive para confirmar que ele já está protegido. Se tudo deu certo, todos os arquivos guardados no equipamento devem estar invisíveis – menos o executável do USB Safeguard. Da mesma forma, não será possível adicionar novos documentos no pendrive.
Para desbloquear o acessório, basta executar o aplicativo e inserir a senha registrada. Todo o conteúdo armazenado será revelado e você poderá usar o gadget normalmente. Apenas lembre-se de trancar o pendrive novamente cada vez que for guardá-lo, também através do arquivo executável do USB Safeguard.

Fonte: Baixaki/Tecmundo

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Office 2013: como remover a animação de digitação do Word

Office 2013: como remover a animação de digitação do Word

Entre as diversas novidades implantadas pelo Office 2013, está um efeito de digitação que é utilizado no Word. O objetivo dessa ferramenta é o de deixar a escrita mais suave para os olhos — ou seja, as letras não aparecem bruscamente na tela. No entanto, o recurso pode acabar atrapalhando diversas pessoas.
O problema é que o efeito deixa a digitação mais lenta, de modo que o pessoal que consegue digitar com velocidade acaba tendo problemas, como o aparecimento atrasado de palavras. Dessa maneira, no lugar de ajudar, a animação passa a ser um empecilho, atrapalhando a escrita.
Contudo, se esses problemas estão acontecendo com você, não se preocupe, pois há uma maneira de remover a animação. No entanto, você vai precisar alterar algumas configurações de sistema, de modo que é aconselhável a utilização de um ponto de restauração para que qualquer defeito possa ser revertido.

Deixando tudo do seu jeito

Em primeiro lugar, é necessário que você abra a janela de “Executar” do Windows (Win + R) e digite o termo “regedit” (sem as aspas). Depois que a nova janela abrir, procure e clique na divisão “HKEY_CURRENT_USER”.
Office 2013: como remover a animação de digitação do Word
Em seguida, vá até a área chamada de “Software” e procure a alternativa “Microsoft”. Na nova divisão, clique em “Office”, depois em “15.0” e, finalmente, em “Common” — todas essas opções devem aparecer no lado esquerdo da sua janela.
Office 2013: como remover a animação de digitação do Word
Com tudo isso feito, clique com o botão direito do mouse na alternativa “Common”, depois em “Novo” e escolha a alternativa chamada simplesmente de “Chave”. Com isso, uma nova espécie de categoria vai ser criada.
Office 2013: como remover a animação de digitação do Word
No canto direito da sua tela, clique com o botão direito do mouse em uma área em branco e escolha a divisão “DWORD (32-bits) Value”. Depois disso, renomeie o novo valor criado como “DisableAnimation” (sem as aspas).
Office 2013: como remover a animação de digitação do Word
Quando tudo isso estiver pronto, dê um clique duplo no item recentemente criado por você e mude o valor (que deve aparecer como 0) para 1. Para que as alterações realizadas comecem a funcionar, é necessário que você reinicie o seu computador.
Office 2013: como remover a animação de digitação do Word
No caso de você desejar desfazer toda essa operação, simplesmente apague o valor DisableAnimation e reinicie a máquina novamente. Com isso, a animação vai voltar a funcionar normalmente no seu Word.

Fonte: Baixaki/Tecmundo

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos

Talvez você não se lembre da última vez que trocou a sua placa de vídeo, mas na caixa em que o hardware era guardado, muito provavelmente veio também um CD de instalação do driver específico para fazer a placa gráfica funcionar: sem ele instalado, o seu computador não reconhece direito a peça nova e não consegue fazê-la funcionar com toda a sua capacidade.
Falando em capacidade, as fabricantes de placas de alto desempenho (NVIDIA, AMD e Intel) estão sempre pesquisando maneiras de melhorar a eficiência dos seus produtos. Em outras palavras, talvez você não precise trocar nada no seu computador para fazê-lo rodar um jogo de lançamento: atualizar o driver da placa gráfica pode ser suficiente para isso. Entretanto, existe a chance de ela ser velha demais e, por consequência, não ser mais suportada pela fabricante.

Pré-requisitos

Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos

Faça você mesmo

Apesar de ser extremamente importante, muitos se esquecem de manter os drivers de vídeo atualizados. Ao deixá-los em dia, você garante o melhor desempenho em jogos e programas que usem a aceleração da GPU. Nesse tutorial, você aprende como atualizar os driver da NVIDIA, da AMD e da Intel.
Primeiro passo: identificar a placa
A primeira coisa a ser feita é identificar qual é exatamente o modelo da sua placa. Para isso, abra o Menu Iniciar, digite "dxdiag" (sem aspas) e pressione Enter. Uma tela do DirectX deve abrir. Clique na aba "Exibir". Você verá o nome da placa e o fabricante listados nesta tela:
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Outra forma é pelo sistema operacional. Abra o Menu Iniciar. Clique com o botão direito sobre o ícone "Computador" e selecione "Propriedades". Na janela que se abre, clique em "Gerenciador de Dispositivos".
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Abra a seção "Adaptadores de Vídeo" e veja qual é o nome da placa listada:
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como atualizar drivers da NVIDIA
Abra seu navegador e entre em "NVIDIA.com". No menu, passe o mouse sobre "Drivers" e selecione "Drivers NVIDIA". Nesta tela, você deve selecionar os campos de acordo com sua placa. Basta selecionar a série e família de acordo com o nome identificado anteriormente. Selecione seu sistema operacional e clique em "Procurar":
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na tela seguinte, clique em "Baixar". Depois, "Aceitar e Baixar". Quando o download finalizar, abra o instalador e siga os passos descritos na tela. Não é necessário desinstalar o driver anterior, já que a maioria dos instaladores fazem isso. É recomendável reiniciar o PC após a conclusão do processo:
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como atualizar drivers da AMD
Depois de identificar qual é a sua placa, abra o navegador. Entre no site "AMD.com". Clique em "Suporte e Downloads" e, nos menus, escolha qual é a sua placa e sistema operacional. Depois, pressione o botão "Ver Resultados":
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na página que se abre, procure por "Catalyst Software Suite", para que seja instalado o programa de gerenciamento da placa e o driver atualizado. Você também pode baixar drivers beta, mas nem sempre é recomendado. Clique em "Download" e aguarde.
Depois, basta executar o instalador e e seguir os passos descritos na tela. Não é necessário desinstalar o driver anterior. A maioria dos instaladores já faz isso. É recomendável reiniciar o PC após isso:
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como atualizar drivers da Intel
Alguns notebooks e a maioria dos ultrabooks vem com placa de vídeo integrada, ou onboard, da Intel. Depois de identificar isso, abra a página "Intel.com". Clique em menu, selecione a opção "Suporte" e depois "Downloads e Drivers". Clique em "Procurar Drivers":
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na tela a seguir, use os menus que condizem com a sua placa gráfica e clique em "Pesquisar". Depois, selecione o sistema operacional. Na parte de baixo da tela, você poderá encontrar os drivers correspondentes mais atualizados. Basta escolher um e clicar no título. Depois, clique em "Download". Na tela a seguir, você deve marcar a opção “Eu aceito os termos do contrato de licença”. O arquivo começa a ser baixado automaticamente.
Quando o download terminar, execute o instalador e siga as instruções na tela. Ele sugere ao fim que você reinicie o PC, o que é bastante recomendável:
Como atualizar o driver da placa de vídeo e tirar maior proveito dos jogos
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Agora basta ficar de olho e manter a sua placa de vídeo sempre atualizada, para garantir o melhor desempenho possível nos jogos.

Fonte: Baixaki/Tecmundo